sábado, 24 de março de 2012

Apresentação do coral e dança no I Festival de Arte


                                                   Reprodução de telas

                                                Alunos do Programa: Apresentação de dança

                                                     Exposição do produto da Oficina de Fuxico

                                            

Monitoria do Programa


Os monitores foram orientados planejarem as aulas ajustando-as de acordo com as necessidades que emergiam durante o percurso, como também em fazerem  um relato das ações por eles realizadas. Em  reunião com os monitores foi  apresentado o Programa e um vídeo sobre a escola Integral. Para motivá-los e fazê-los conhecedores foi enviado por e-mail o Passo-a-passo do Mais Educação.



Como aconteceu em 2011


As ações do Programa Mais Educação aconteceram para as cinco turmas nos dois turnos com as atividades extracurriculares em três dias semanais ( terça-feira,quarta-feira e quinta-feira), nas semanas que precederam o fim do ano letivo. Algumas dessas atividades aconteceram nas salas da igreja do bairro (letramento e dança), as atividades de música ocorreram no auditório da UFBA, sala da UAB e no quiosque do xadrez ( canto e coral, flauta doce e confecção de instrumentos de percussão) e o xadrez no pátio da escola.

                                                               Igreja do bairro
                                        Xadrez: pátio da Escola M. Nossa Sª Aparecida

Início do Programa Mais Educação em Irecê


Depois de um período de preparação foi anunciado pela secretaria de Educação Sª Rúbia Margarete Dourado Matos, o início do Programa com o seu lançamento na Escola Municipal São Pedro, no dia 23 de novembro de 2011. Após o lançamento as atividades deviam começar imediatamente, mas as quatro escolas envolvidas com o Programa, em virtude de algumas impossibilidades resolveram iniciar no dia 28 de novembro.

                                                   Canto e coral: Sala da UAB
                                   Tabuleiro gigante de xadrez (Secretaria de Educação)

sexta-feira, 23 de março de 2012







Como funciona o Programa Mais Educação?


As atividades foram organizadas nos seguintes macrocampos :

• Acompanhamento Pedagógico;(Letramento e Matematica );

• Meio Ambiente;

• Esporte e Lazer; (Xadrez tradicional)

• Direitos Humanos em Educação;

• Cultura e Artes;(Dança, Banda Fanfarra, Flauta doce)

• Cultura Digital;

• Promoção da Saúde;

• Educomunicação;

• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;

• Educação Econômica.










Como faço, se minha escola não tem espaço?

 Inicialmente, é importante mapear os espaços da escola e os da comunidade, verificando quais atividades é possível desenvolver e como fazê-lo.






Quem pode ser monitor e qual o seu papel?

Preferencialmente estudantes universitários de formação específica;
Pessoas da comunidade com habilidades apropriadas;

Estudantes do EJA e do ensino médio.


Desenvolver os planos, executa-los registrando as ações em relatos escritos.

O que é o Programa Mais Educação?



O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

                                               Aula de canto e coral: novembro\2011
                                             Apresentação do coral:novembro\2011
                                                  Xadrez tradicional: novembro\2011
                                            Apresentação da dança: novembro\2011
                                        

quarta-feira, 21 de março de 2012

ÌTACA KONSTANTINOS KAVAFIS




Se partires um dia rumo a Ítaca,
faz votos de que o caminho seja longo,
repletos de aventuras, repleto de saber.
Nem Lestrigões nem os Cíclopes
nem o colérico Posídon te intimidem;
eles no teu caminho jamais encontrarás
se altivo for teu pensamento, se sutil
emoção teu corpo e teu espírito tocar.
Nem Lestrigões nem os Cíclopes,
nem o bravio Posídon há de ver,
se tu mesmo não os levares dentro da alma,
se tua alma não os puser diante de ti.
Faz votos de que o caminho seja longo.
Numerosas serão as manhãs de verão
nas quais, com que prazer, com que alegria,
tu hás de entrar pela primeira vez em um porto
para correr as lojas dos fenícios
e belas mercadorias adquirir:
madrepérolas, corais, âmbares, ébanos,
e perfumes sensuais de toda espécie,
quanto houver de aromas deleitosos.
À muitas cidades do Egito peregrina
para aprender, para aprender dos doutos.
Tem todo o tempo Ítaca na mente.
Estás predestinado a ali chegar.
Mas não apresses a viagem nunca.
Melhor muitos anos levares de jornada
e fundeares na ilha velho enfim,
rico de quanto ganhaste no caminho,
sem esperar riquezas que Ítaca te desse.
Uma bela viagem deu-te Ítaca.
Sem ela não te ponhas a caminho.
Mais do isto não lhe cumpre dar-te.
 Ítaca não te iludiu, se a achas pobre.
Tu te tornas-te sábio, um homem de experiência,
e agora sabes o que significam Ítacas.